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Serviços: Documentação

Organizar a documentação com antecedência pode facilitar seu processo compra/venda ou aluguel de um imóvel. Cada tipo de negócio pede uma lista de documentos necessários. Para ajudar você na hora de comprar, financiar ou alugar um imóvel, a Imobiliária Isaías separou a documentação necessária que você precisa para o fechamento de cada tipo de negócio.

Documentação para Compra ou Financiamento de Imóvel pela Caixa

Para conseguir comprar ou financiar um imóvel pela Caixa, você vai ter que atender algumas exigências. Nesta etapa, recomendamos que você procure um de nossos corretores, que irá te orientar quanto a lista de documentos necessários. A Caixa Econômica Federal também disponibiliza uma lista de documentos para aquisição de um imóvel que poderá ser visualizada nesse AQUI.

Você deve ter o nome limpo e ter certa renda para poder usar o financiamento da Caixa Econômica Federal. Veja a lista de documentos:

• Extrato do banco

• CPF

• Declaração de Imposto de Renda

• Carteira de Identidade

 

Se você for comprar um imóvel usado, vai precisar de:

• CPF do proprietário

• Registro do imóvel

• Comprovação de quitação de tributos (IPTU, condomínio etc).

Se você for casado, documentos do cônjuge também serão exigidos.

 

Basicamente, são estes documentos que você vai precisar em qualquer compra de imóvel. Porém, há documentos do vendedor e do próprio imóvel que são importantes na hora da aquisição. Veja quais são.

Documentos para Compra de Imóvel

Qualquer compra de imóveis vai pedir uma lista de documentos básicos. São eles que vão garantir a identificação do vendedor e verificação se ele está apto para fazer a negociação de casas ou apartamentos. São eles: 

• Certidão Negativa de Quitação de Tributos e Contribuições Federais, e Certidão da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional;

• Certidão Negativa da Justiça Federal;

• Certidão Negativa de Distribuição de Ações Cíveis (15 anos);

• Certidão Negativa de Distribuição de Executivos Fiscais (Federal, Estadual e Municipal) (10 anos);

• Certidão Negativa de Distribuição de Ações Criminais (10 anos);

• Certidão Negativa de Distribuição de Reclamações Trabalhistas (10 anos);

• Certidão Negativa de Protestos (10 anos);

• Cópia reprográfica autenticada do comprovante de endereço atualizado.

 

Lembrando que estes documentos são do vendedor do imóvel. Ter toda esta documentação vai ajudar você a não ter problemas futuramente. Não é aconselhável fechar negócios com quem tenha problemas em algumas das situações previstas acima. Muitos destes documentos podem ser tirados online, no site do Tribunal de Justiça da sua região. Mesmo assim, aconselhamos a busca de mais informações com uma consultoria ou advogado. Algumas situações pedem documentos extras. Veja quais são as situações e documentação necessária.

Documentos para Compra de Imóvel Usado

Um imóvel usado exige cuidados na hora da compra para você não ter problemas de herdar dívidas do local.

• Certidão Vintenária (20 anos) com negativa de ônus atualizada;

• Certidões negativas de débito relativo ao IPTU;

• Existindo financiamento do bem, verifique as condições de liberação ou transferência;

• Solicite declaração negativa de débito ao síndico do condomínio (caso haja cobrança de condomínio).

 

Documentos para compra de imóvel na planta

O mais importante da compra de um imóvel na planta é a verificação da idoneidade da empresa que está prestando o serviço e detalhes do imóvel. Veja a lista de documentos:

• Documento indicando detalhes do imóvel (metragem, uso de garagem etc);

• Prazo para início e entrega da obra;

• Multa por atraso na entrega.

 

Documentos para Compra de Terreno

A compra de um terreno também requer descrição detalhada do terreno. É importante verificar se o local é legalizado para construção(alguns terrenos são áreas de preservação ou reservadas a órgãos como a Marinha). Fora isso, a documentação é padrão.

Documentos para compra de imóvel novo

Basicamente, a documentação é similar ao do imóvel usado. Não é preciso pedir tantos comprovantes (como de quitação de condomínio), mas é importante ver a lista de documentos de IPTU e outros impostos.

Documentação para Aluguel de Imóvel

Para alugar um imóvel é preciso que uma série de providências sejam tomadas antes da assinatura do contrato. Vale ressaltar que a relação de documentos exigidos para locação de um imóvel pode variar de caso a caso, não havendo uma regra específica a ser seguida pelas partes. Sendo assim, por mera liberalidade, locador e locatário podem acrescer ou dispensar a apresentação de documentos constantes da relação acima, de modo a viabilizar a celebração do negócio. Veja a lista dos documentos que geralmente são necessários para efetuar o aluguel de um imóvel.

Locatário Pessoa Física

• Carteira de Identidade e CPF (do casal, se for o caso)

• Comprovante de residência (conta de água ou luz)

• Comprovante de rendimento igual ou superior a 3 (três) vezes o valor do aluguel (contra-cheque de salário, carteira profissional, ou declaração de Imposto de Renda).

 

Locatário Pessoa Jurídica

• Carteira de Identidade e CPF dos representantes legais da empresa

• Contrato Social e suas alterações

• Procuração que conceda poderes aos representantes legais, quando não constar do contrato social

• Balanços patrimoniais dos dois últimos exercícios fiscais e balancete recente

• Cartão de CNPJ e de Inscrição Estadual ou Municipal.

 

Locador

• Carteira de Identidade e CPF ou, no caso de ser pessoa jurídica, contrato social, CNPJ e designação de poderes de seus representantes legais.

• Comprovante de propriedade ou domínio do imóvel (certidão atualizada da matrícula do imóvel emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, com validade de 30 dias a partir da emissão).

 

Fiadores Pessoa Física

• Documento de Identidade e CPF (do casal, se for o caso)

• Certidão de Casamento

• Comprovante de residência (conta de água ou luz)

• Comprovante de rendimento igual ou superior a três vezes o valor do aluguel (contracheque de salário, carteira profissional, ou declaração de Imposto de Renda)

• Certidão atualizada da matrícula do imóvel emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, com validade de 30 dias a partir da emissão e cópia do último IPTU do imóvel.

 

Fiadores Pessoa Jurídica

• Documento de Identidade e CPF dos representantes legais da empresa

• Contrato Social e suas alterações. Verificar se existe permissão explícita no contrato para conceder fiança para terceiros, coligadas, funcionários ou contratados, conforme o caso do locatário.

• Procuração que conceda poderes aos representantes legais, quando não constar do contrato social

• Balanços patrimoniais dos dois últimos exercícios fiscais e balancete recente

• Cartão de CNPJ e de Inscrição Estadual e/ou Municipal.

 

Com a "papelada" aprovada, em cerca de dois dias é feita a assinatura do contrato e a entrega das chaves.

 
 
Contato
(11) 5526-6006
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